CINEMINHA xadrez :: Twin Peaks


Data: 26 abril - 2018

Este mês vimos referências tão legais de piqueniques em cenas de filmes e séries de TV que o assunto virou pauta do blog.  Vamos fazer uma série de postagens contando um pouquinho de alguns filmes com cenas de piquenique e o significado desse momento especial da toalha xadrez no enredo do filme. E, olha, vai ser divertido contar com a ajuda de vocês para indicar títulos bacanas. O primeiro é Twin Peaks.


Twin Peaks

“Nice day for a picnic”

Twin Peaks é uma série de televisão norte-americana escrita e dirigida por Mark Frost e David Lynch que fez muito sucesso nos anos 90. Mais de duas décadas depois ainda têm fãs no mundo todo. É um cult! Viciou uma geracão inteira de jovens com idade para assistir a programas de suspense e mistério em meados de 1991.

 

O episódio piloto de Twin Peaks foi exibido pela primeira vez em 8 de abril de 1990 na ABC nos EUA e acabou levando a outros sete episódios, que formam sua primeira temporada. Depois, houve uma segunda temporada de 22 episódios, que foi ao ar até 10 de junho de 1991. No Brasil, chegou logo depois de ser lançada nos EUA e passava na Rede Globo depois do Fantástico.

 

A história era bem complexa e seguia a investigação do agente do FBI Dale Cooper do assassinato da estudante de colegial Laura Palmer. A produção foi considerada revolucionária para época, pois fugia das fórmulas de outras séries. Tinha personagens estranhos e excêntricos e tramas cheias de mistérios, sendo difícil categorizá-la, pois possuía momentos alternados de suspense, surrealismo, drama, policial, humor e terror psicológico.

 

O título da série vem do cenário principal, a cidade ficcional de Twin Peaks, em Washington. As filmagens externas foram feitas  principalmente em Snoqualmie e North Bend, com cenas adicionais gravadas no sul da Califórnia. A maior parte das cenas interiores foram filmadas em cenários construídos em um armazém no Vale de São Fernando.

 

A famosa cena de piquenique aconteceu em 12 de fevereiro de 1989 e foi bem importante para a história.  Donna Hayward e Laura Palmer curtiram uma tarde com piquenique e fizeram um filme bem divertido juntos. Foi a última vez que elas comeram, dançaram, riram juntos e curtiram uma das regiões com a vista mais linda dos picos e vales sobre o Snoqualmie Point Park, Winery Road.

Logo após esse momento livre, leve e solto, Laura Palmer (a loura) iria desaparecer. Quem não se apaixonou pelos personagens e quis estar lá rindo e dançando com elas?

Quer entrar no clima da cena? Clique aqui para ouvir a trilha sonora de Twin Peaks no Spotify.

Ai, gente, e esta abertura que passava antes de cada episódio? Quem lembra?

Em 2016, o diretor David Linch anunciou que a trama ganharia uma continuação com alguns atores da época. Depois, vieram declarações de que os valores acordados com uma emissora de TV não tinham sido fechados e parece que nada saiu do papel. Esperamos que volte!!

E você? Assistia a série, se lembra da cena do piquenique? Queremos saber.

Compartilhe: