Cinco novos hábitos para reduzir o lixo e viver mais consciente


Data: 18 setembro - 2018

Sustentabilidade está na moda (ainda bem)! Cada vez mais a ecologia é pauta nas decisões de grandes empresas e de gestão pública. Recentemente, por exemplo, o Rio de Janeiro aprovou a lei 1691 que proíbe a distribuição de canudinhos plásticos em estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques.

Nós também podemos fazer nossa parte dentro da nossa casa, adotando medidas no nosso dia-a-dia para reduzir o lixo que produzimos. Pode parecer pouca contribuição quando apenas uma pessoa reduz seu lixo, mas é de indivíduo em indivíduo que uma rede é formada, criando um grande movimento que pensa sustentavelmente e a diferença certamente é visível a longo prazo.

Aqui vão algumas dicas pra você reduzir o lixo:

PARE DE USAR CANUDO OU ANDE COM UM DENTRO DA BOLSA

Canudos são literalmente uma praga ambiental. São usados aos montes, tem vida útil estimada em 4 minutos e sua decomposição demora aproximadamente 400 anos. Isso os torna um dos principais vilões no combate a limpeza de resíduos em oceanos do planeta. Segundo os dados do site Choose to Go Strawless, 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos do planeta é plástico.

O QUE PODEMOS FAZER?       

Podemos simplesmente parar de usar canudo, ou, quem não acha essa opção viável no seu dia-a-dia, pode adotar um canudo reutilizável. São comercializados em aço inox, vidro e até mesmo de bambu.

 

 

 

habitos_reduzir_lixo_consciente

Canudo de vidro

Canudo de inox

Canudo de bambu

LEVE SEMPRE ECOBAGS PARA FAZER COMPRAS

Indo ao supermercado esbarramos no problema do plástico. Pegamos um produto, se for industrializado, a embalagem é plástica. Se for um hortifruti, colocamos dentro de um saco plástico para pesar. E quando saímos do caixa, colocamos todos os produtos dentro de uma sacola plástica. Às vezes colocamos mais uma pra reforçar! Caramba, quanto plástico, não é?

O QUE PODEMOS FAZER?

Recorrer às ecobags, sacolas reutizáveis, carrinhos de feira e etc. Para não correr o risco e esquecer, podemos também deixar uma dentro do carro, outra dentro da bolsa, outra a vista em casa e por aí vai.

habitos_reduzir_lixo_consciente

SEMPRE QUE PUDER, COMPRE PRODUTOS À GRANEL

Não tenho nem mais o que falar sobre plástico. Ah, tenho sim! Segundo o site Choose to Go Strawless, 44% de todas as espécies de pássaros marítimos e 22% dos cetáceos (animais como baleias, golfinhos e etc) já ingeriram plástico em suas vidas. Plástico, plástico e mais plástico.

O QUE PODEMOS FAZER?

Escolher, sempre que possível, produtos a granel. E mesmo nas lojas a granel é necessário fugir do plástico. Providenciar pequenas sacolinhas de algodão reutilizáveis para essa tarefa é uma medida simples com uma diferença enorme!

habitos_reduzir_lixo_consciente

REDUZA SUA CORRESPONDÊNCIA

Sabe aquela conta de luz que você recebe em formato de cartinha todo mês? Lixo. E a conta de gás? Vira lixo também. E a de telefone? Já sabe né?

O QUE PODEMOS FAZER?

Vai no site da companhia prestadora desses serviços que você recebe conta em casa, ou liga para a empresa e solicita receber essas faturas por email. Se, em algum momento você tiver a necessidade de ter essa conta no papel, imprima só uma folhinha e seja feliz! Não esqueça de reutilizar essa folha também!

habitos_reduzir_lixo_consciente

ADOTE A MODA SUSTENTÁVEL

A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluentes do planeta. Não sabia? Pois é. E por isso existe uma galera pensando em formas de diminuir o impacto ambiental dessa indústria. Temas como brechó, upcycling e DIY estão cada vez mais sendo discutidos como alternativas a essa indústria esmagadora que polui, explora mão de obra e impacta a sociedade de formas positivas e negativas em diversos setores.

O QUE PODEMOS FAZER?

Doe suas roupas. Não jogue elas no lixo. O que não tem utilidade para você pode ter para outra pessoa. A roupa está sem condições de ser doada? Transforme em panos de limpeza ou em outras peças de roupa! Com criatividade, uma calça jeans velha daria uma nova bolsa jeans incrível! Compre mais em brechós também, comprar em brechó é uma atividade de garimpo super legal. Todo brechó tem uma pecinha escondida lá que é a sua cara, pode acreditar! De quebra você ainda economiza uma graninha.

habitos_reduzir_lixo_consciente

Além de todas essas dicas, aqui vai aqui a mais valiosa: REPENSE, pesquise muito sobre o tema. Esteja sempre antenado nos assuntos em pauta sobre sustentabilidade e nas novas alternativas para reduzir seu lixo. Pode ser que nem tudo faça sentido para você no seu dia-a-dia, mas com certeza algumas medidas podem ser adotadas com pouco ou nenhum esforço e que causarão um impacto positivo imenso a longo prazo.

 

Texto: Fernanda Jardim

Compartilhe: